Medicina Chinesa e Desenvolvimento Humano

A Medicina Chinesa é o nome dado ao conjunto de práticas tradicionais da China sendo considerada uma das mais antigas formas de medicina oriental.
Estas práticas pretendem equilibrar a energia existente no corpo, melhorando o bem-estar e diminuindo as consequências das oscilações de energia.
Devem ser trabalhadas em conjunto para uma maior eficácia, sendo importante fazer um diagnóstico rigoroso e completo. Serão depois prescritos os tratamentos adequados, que podem incluir Acupunctura, Massagem Tui Ná, Ventosaterapia, Moxabustão e Fitoterapia.

Acupunctura
É uma das práticas que é mais frequentemente usada como complemento da medicina convencional.
É recomendada essencialmente no tratamento da dor, seja em situações de dores nas costas, seja em quadros de artrite, ciática e tendinite.
Consiste na inserção de agulhas muito finas na superfície da pele, em pontos muito específicos do corpo – os meridianos.
O objetivo é estimular o fluxo de energia vital. Na prática, contribui para a libertação de endorfinas, substâncias produzidas pelo cérebro que são equivalentes a um analgésico natural. Daí o alívio da dor, além de que as endorfinas também contribuem para diminuir o stress e aumentar o bem-estar geral.
A sua abrangência é larga podendo tratar ansiedades, insónias, fadiga, dores musculares, enxaquecas, sintomas de menopausa etc.

Massagem Tui Ná
É uma forma de massagem chinesa frequentemente utilizada junto com outras técnicas terapêuticas da Medicina Tradicional Chinesa, como a acupuntura, moxabustão, fitoterapia chinesa e qigong. Estimula ou seda os pontos dos meridianos do paciente, visando o equilíbrio do fluxo de energia por estes canais.
É indicada em casos de stress, posturas inadequadas, lesões causadas por movimentos bruscos, ou repetitivos, entre outros.

Ventosaterapia
Como complemento ou sozinha, é uma técnica que promove a circulação sanguínea, expulsa vento e humidade, clareia o calor, elimina toxinas e trata a dor.

Moxabustão
A aplicação do calor produzido pela moxa nos pontos ou meridianos de acupuntura, remove bloqueios de energia que obstruem o seu fluxo pelos meridianos, eliminando a humidade e o frio que promovem disfunções no organismo.

Fitoterapia
É um método terapêutico que recorre às plantas. A sua origem é conhecida desde tempos remotos, pois as plantas foram durante muito tempo o único tratamento ao alcance do homem.
As plantas são constituídas por complexos químicos que contêm minerais, vitaminas, óleos voláteis, entre muitas outras substâncias. Para além do princípio activo da planta, a fitoterapia utiliza também a planta toda, pois os fitoterapeutas acreditam que o seu poder reside nessa sinergia.
São muitas as propriedades que se encontram nas plantas: anti-bacterianas, anti-fúngicas, anti-flatulentas, adaptogénicas, sedativas, calmantes, tonificantes, fortificantes, estimulantes, etc.

 

Patologias a tratar pela Medicina Chinesa

Doenças Reumáticas (Dor)
Distúrbios Neurológicos
Distúrbios Psíquicos
Doenças do trato Respiratório e Pele
Distúrbios Gastrointestinais
OUTROS: Tabagismo; Alteração do Apetite (Obesidade e Anorexia